terça-feira, 29 de abril de 2008

Chengdu, pela segunda vez.

























































Quando estavamos voltando do Tibet rumo a Chengdu, o plano era ficar dois dias em Chengdu e partir na quarta feira rumo a Lhasa, capital do Tibet. Na volta a Monika me perguntou se eu achava que era possivel cancelar a ida a Lhasa. O fato eh que como nos dois jah tinhamos visto essa parte menos pop do Tibet, estavamos ambos um pouco arrependidos de ter pago mais de 400 dolares - mais do que haviamos gastado em toda a viagem ateh aqui, incluindo ai o preco das passagens Japao-China- para ver Lhasa - eu falei a ela que perguntaria na agencia , mas achava dificil. No caminho, uma coisa me chamou a atencao: a forte presenca do exercito. eh comum se ver o exercito e a policia em todo lugar na China, mas nos paramos em uma blitz gigantesca, com forte aparato militar. Um soldado com uma varinha de metal e uma mochila onde se lia `U.K ARMY` - Exercito do Reino Unido, vasculhou o Onibus, e como a lei de murphy nao falha a varinah apitoou ou apontou sei lah oara o nosso onibus. Descemos todos, estavam a procura de bombas. O que eu nao sabia era que no dia anterior havia estourado em Lhasa a maior manifestacao ateh aqui desde que o Tibet foi invadido. AS televisoes do mundo falavam em mais de cem mortos, na China, falavaz-se como as televisoes do mundo mentem, quando apenas alguns saira, feridos. E porque estavamos vindo da zona de conflito, tivemos de passar pelo bacu total. Na verdade, se quisessemos voltar ao Tibet, nao poderiamos, a partir do dia anterior estavam proibidas as viagens ateh mesmo para a parte mais interiorana aonde nos fomos. Quando chegamos em Chengdu a agencia de viagem lamentou muito mas teria de cancelar nossa viagem, Agora estavamos 400 dolares mais ricos, e com uam semana de sobra. fazer o que? Teriamos de mudar os planos de viagem...

Nesse ponto jah estavamos um pouco cansados e resolvemos ficar em Chegdu por uma semana. Foi uma semana muito boa, onde aproveitei para tomar varios tipos de cha, desde o cha de crisatemo com pimenta que voces podem ver ao em cima no copo de vidro ate o cha de leite de Yac, que tambem esta ai em cima. Aproveitei tambem pra tentar me livrar de uma maldita dor nas costas que estava me deixando louco. As massagens em Chengdu custam mais ou menos 10 reais por uma hora, e eu, na tentativa de me livar da dor que me incomodava, topei fazer a massagem heavy metal, com uns copinhos que te sugam as costas... Bem, o resultado voces veem ai em cima tambem, mas nao se preocupem, os hematomas jah se foram... Se adiantou? Bem, nao muito....Neste ponto da viagem tambem sentia muita falta de falar portugues. Em Nagoya sempre tinha com quem falar portugues, mas na viagem jah eram tres semanas sem uma palavra. Entao resolvi adestrar a Monika em algumas palavras, pra pelo menos ouvir alguma coisa. Ela encasquetou em uma musica do Chico Cesar que eu tinha em meu Ipod, e acabou decorando uma aprte, bem, voces podem julgar por voces mesmos o resultado em um dos videos. Em chengdu tambem fomos aos espetaculos bregas para turistas, e a varios templos e museus. Fiz questao de blogar aqui esse chines ai em cima que eh a prova irrefutavel da presenca africana na China! Depois de Chengdu, como agora tinhamos tempo e dinheiro, resolvemos mudar a rota e ir ateh Xian, antiga capital chinesa, e lar de um dos mais famosos pontos turisticos da China, os guerreiros de Terracota. Bem, da proxima eu conto como foi. beijos, respondendo...

Flavinho - Eh, ficou meio boyola, mas tudo bem, tambem te amo priminho!

Sarah -Pois eh, um banheiro soh pra mim... Saudades mesmo so h de Toto, a privada do Kaikan...

Paulo - Eh, o flavinho tah tranquilo, apaixonado, soube ateh que tem casaemnto por ai... e as fotos, bem, eu tenho mais de 800 mas sabe como eh o espaco aqui nao dah pra tudo... entao quando eu voltar voce vai ver que tem relamente bastante coisa legal pra ver... Beijos!

Mauricinho -Cuidado com as suas fontes!! Acho que elas te dao muita inforamcao errada hein... A moca manda dizer que Lech Wałęsa se escreve assim!

mami - Pois eh, mas principalmente na China tambem tah tudo poluido... enquanto ao Brasil ser melhor do que a europa, bem, ai eu realmente tenho algumas duvidas... Beijso!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

China III e enfim O tibet




































































Depois de uma viagem de navio maravilhosa, com um dos cenarios mais bonitos que eu jah vi na minha vida atraves do que eles chamam de Three Gorges, chegamos em um lugarzinho onde pegamos um outro onibus, dessa vez para Chengdu. Chengdu era o ponto que queriamos chegar, dali teriamos de esperar para conseguir a permissao de entrada em Lhasa, capital do Tibet. Bem, Chengdu eh tambem famosa pela sua comida (mas se voce nao come piementa, Im sorry, trata-se simplesmente do lugar onde a pimenta nasceu, se voce acha que comida mexicana eh apiemntada voce eh uma crianca e nao pode comer em Chengdu!) e tambem famosa pelo Cha, cha verde, mas de todas as especies, alem de um deliciosissimocha de crisantemo com sementes de piementa vermelha que eu recomendo. O que eh ruim de Chengdu eh que se trata de uma cidade mais `na moda` entao lah voce encontra os hostels, lugares transados, cheios de mochileiros europeus com seus lonelyplanets a mao, mas que para mim, um simples viajante latino americano, sao lugares frequinhos de mais da conta, eu acho que eh possivel gastar menos ainda ficando em hoteis chineses peh de chinelo, mas meus companheiros poloneses se sentiram mais seguros no hostel, e nos ficamos em dois desses, um quando estavamos indo para o Tibet e um outro, quando estavamos voltando. Bem, chegando em Chengdu compramos as passagens apra Lhasa, e teriamos de aguardar uns quatro dias para que as autoridades chinesas expedissem a autorizacao de entrada. Enquanto isso tinhamos duas opcoes, ficar em Chengdu, ou explorar as redondezas. Uma das opcoes de exploracao das redondezas era ir para uma antiga parte, que anteriomente era Tibet, mas que o governo anexou com outro nome. A vantagem eh que para ir lah, ateh aquele momento, nao havia necessidade de autorizacao. Outra opcao era ver o centro de procriacao dos pandas. O janec ficou animadissimo para ver o centro de procriacao dos pandas, eu olhei pra Monika e perguntei `e ai, tah afim de ir ver o motel de pandas?` eu jah sabia a resposta, e , assim como eu, a Monika preferia ir ver o antigo Tibet, entao nos nos separamos por tres dias, eu e a Monika pegamos um onibus e viajamos mais onze horas ateh o antigo Tibet, e o Janec ficou para ver o motel de pandas.
AS fotos que voces estao vendo ai em cima sao exatamente dessa viagem As duas ultimas, onde eu estou andando de bicicleta e com a estatua de Mao, sao em Chengdu. Alias quando for a Chengdu alugue uma bicicleta, eh barato e eh o melhor meio de se locomover. Se nao quiser, tudo bem, o onibus custa algo em torno de 10 centavos de real, voce coloca o dinheiro numa caixinha perto do motorista , e quando o onibus tah lotado o motorista deixa o povo entrar pela porta de tras e, mesmo assim, o povo passa o dinheiro de mao em mao pra colocar na caixinha lah na frente. Outra coisa impressionante eh que a maioria esmagadora dos motoristas eh mulher. Alias eh impressionante ver como as mulheres tem um papel destacado na sociedade chinesa, principalmente se comparado com o Japao. Bem as duas fotos seguintes sao da estrada, e jah eh possivel notar como a paisagem muda drasticamente. depois voces podem ver as fotos de um parque que visitamos nesse lugar, um chapeu tibetano que eu comprei e que a Monika tah usando e uma porta!

Kyoto- estive em Kyoto e lembrei-me de voce!





































Otsu By Night







quarta-feira, 23 de abril de 2008

CENAS CHINESAS e TIBETANAS ( Porque meu irmao pediu)






















Bem, aqui voces podem ver algumas ` cenas chinesas` Primeiro eh no Tibet (Libertem o TIBET CHINESES !!) As bandeiras sao o meio mais pratico de oracao que eu jah vi. Eles colocam a oracao ali, !!) As bandeiras sao o meio mais pratico de oracao que eu jah vi. Eles colocam a oracao ali, e cada vez que o vento sopra quer dizer que a Oracao estah sendo feita... Depois uma tibetana, ou tibetabaiana, como queiram, andando solitaria rumo ao monte, depois Monika na pausa para o cha, como eu disse em outro post tudo na China eh lotado, ateh mesmo um onibus para turistas no meio do nada como eh o caso, na outra foto eu to tentando entender o que o artista quis expressar com essa escultura tao milenar, e por fim, como ninguem eh de ferro, David tomando seu tradicional cha verde em uma das muitas casas de Cha espalhadas pela China a fora. LIBERTEM O TIBET CHINESES!!

MINHA NOVA CIDADE, OTSU







CENAS DO NOVO APARTAMENTO
















Programa Niponico








Nessa epoca do ano (na verdade umas duas semanas atras) o programa preferido dos japas eh sentar aos pes de uma cerejeira e apreciar o hanami, o desabrochar das flores de cerejeira. Hordas de japas invadem os parques aos fisn de semana, e outros tantos vao durante a semana no final do expediente, em uma especie de happy hour ao ar livre. Eh comum ver um sem numero de pessoas de terno e gravata fazendo a confraternizacao da empresa embaixo de uma cerejeira. Ha umas duas ou tres semanas atras eu fui em um parquu desses em Nagoya com a Monika, que tava com essa cara de quem comeu e nao gostou porque tava na hora de ir embora! Ah, detalhe, no Japao tem um ditado, tipo o prego que ta salatado precisa levar uma martelada, que significa dizer que todos devem ser iguais. Os japas levam isso a serio, e todos tem a mesma especie de lona azul, que colocam embaixo das cerejeiras. Bem, todos menos eu e a Monika, a gente tinha um tapetinho dos smurfs comprado no um e noventa e nove!

VIAGEM A CHINA III






















Como voces podem ver pelas fotos da ultima psotagem, a montanha amarela nao estava bem amarela mas branquinha, devido a Neblina. Depois de um dia inteiro lah, dormimos mais uma noite no super hotel de dez real e pela manha cedo pegamos um busu para a proxima cidade, Wuhan (eu tinah dito que o nome da cidade onde fica a montanha amarela era Wuhan mas tinha me enganado, eh sheng alguma coisa) , onde nos pegariamos o navio\balsa, sei lah qual eh o nome disso, para irmos ateh uma cidade perto de Chengdu, onde pegariamos a permissao para entrar no Tibet. Hum, o onibus que pegamos eh a cosa mais sui generis que jah vi, pena nao ter tirado uma foto. EH onibus que nao tem cadeira, tem camas, ha tres fileiras de dois andares de cama, voce deita em uma e seja o que Deus quiser. Ateh que nao eh tao mal assim. Quando chegamos em Wuhan, descobrimos que o navio nao saia mais de lah, mais de uma outra cidadezinah mais no interior. Chegamos em Wuhan umas quatro e meia da manha, e tivemos de esperar do lado de fora da rodoviaria ateh as seis da matina. Nesssa eu vi a galera preparando os noodles, macarrao chines de manha cedinho - os caras comem isso de manha ao inves de pao, entao os preparadores de noodle tomam o lugar dos padeiros na tarefa de acordar cedo e preparar o alimento, alias aqui no Japao as padarias, que eh claro nao tem pao frances, soh abrem bem tarde -bem, mas pelo que eu vi os caras preparando os noodles resolvi riscar os noodles de rua do meu menu de viagem... Quando chegamos a cidade onde pegariamos o navio, tivemos de comprar um pacote turistico, e depois de muito pesquisar! achamos um navio que saia naquele dia, e que era relativamente barato, entao embarcamos para um `cruzeiro de tres dias pelo maior rio da China, o terceiro maior do mundo o Chang Yian (Yangtze Kiang). Pra mim agora soh falta conhecer o nilo e o Amazonas! jah que dos quatro maiores rios do mundo, Yangtze, Mississipi, Nilo e Amazonas, eu soh nao conheco o maio e o segundo mais maior de grandes! Bem, nas fotos acima, voces podem ver algumas cenas da navegacao, do nosso barquinho e tambem das criancas empinando pipa (ou papagaio) nas margens do rio antes de sairmos. Em tres dias dentro desse transatlantico, teve um momento que a gente teve varias paradas e atracoes, as vezes a gente pegava uns barquinhos menores e as vezes a gente aportava a beira de alguma cidade importante, coisa e tal. Pra mim foi uma das partes mais bonitas da vaigem, amanha eu termino essa parte e quem sabe ateh coloco mais fotos pra voces. Beijos,
Respondendo*
Sarah: Hum, boa ideia. Vou cobrar dos poloneses a minha consultoria para assuntos do terceiro mundo.
Saulo: Heheh, pois eh, quem jah pegou o grande circular meio dia e trinta nao se estressa com nada na vida. Alias outro dia, nao muito tempo atras, eu pegeui um onibus pra rodviaria, e aundo `desembarquei` consegui ir da plataforma ateh o conjunto nacional sme pisar no Chao, de tanta gente que tinha!!!