quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sem Telefone...

Bem pesssoal, voces lembram que eu disse que meu telefone era de graca neh? Era uma experiencia, bom, o experimento acabou e a partir de hoje eu estou oficialmente sem telefone. Entao nao adianta mais mandar email pro endereco do cel (aquele que tem docomo) Emails pra mim agora soh nos meus dois enderecos oficiais, davidnogueira@uol.com.br e nogueira@hotmail.com. A temporada de mudancas comecou forte agora, domingo eh minha vez. Vou levar as minhas coisas pro apartamento da Shruti, a namorada do Krys, e deixar lah enquanto vou para o Tibet ( assim nao preciso pagar o kaikan sem morar lah). Depois quando chegar pego as minhas coisas e levo pra Otso, onde vou morar, vou levando aos poucos , de trem mesmo. Segunda feira, 1 da tarde, tem a festa de encerramento do curso de japones. Terca feira, seis da manha, pego um barquinho para Shangai. De lah, pego um trem direto pra Lhasa no Tibet, ou vou pingando de trem, onibus e barco, ateh chegar no Tibet, dependendo de como as coisas vao acontecer em Shangai. Um beijo a todos ai, antes de viajar eu posto alguma coisa novamente!!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ainda na semana passada.


Bom, como voces sabem eu estou de ferias, o que significa que eu etou tabem muito ocupado fazendo nada, por isso que as vezes o ritmo das noticias blogadas cai um pouco, sabe como eh ferias, bate aquela preguica... Mas vamos lah neh... Bom essa foto ai do lado foi tirada pra mostrar esses lindos oculos que eu comprei por 3 dolares, mas que eu nao soh uso de brinadeira mesmo, nao precisa se preocupar que eu ainda nao tenho coragem de sair com isso na rua nao... Na segunda feira eu peguei uns filmes pra assistir, porque com o friozinho que tah fazendo nao dah pra animar muito de sair e coisa e tal, os programas tem de ser mais internos mesmos, tipo ver um filme, ler um livro, ler um livro e ver um filme. Na terca eu fui com a Monika no consulado chines pra tirar o visto. Bom, chegando lah aquela cosa chata, fila, preenche formulario, entrega formulario coisa e tal. Nesse dia de manha a polonesa tva meio nervosa porque as duas da tarde ia sair o resultado se ela tinha sido aceita no programa de doutorado. Eh que a bolsa dela - e de todo mundo que nao esta no programa de professores, como eu - dah direito do cara fazer uma prova aqui e jah ampliar o tempo de permanencia, ao inves de um ano e meio, quatro anos no total, e fazer o doutorado. Bom, ai estah uma foto dela em um momento de "estudo" para o exame de doutorado.
Bom, ela fez o exame e o resultado ia sair na terca, as duas horas. A Wasena, do Sri Lanka, tembem fez a mesma prova, alias no mesmo departamento da Monika - International Development - e as duas estavam quase morrendo por causa dessas provas ai. Bem, eu perguntei pra polonesa, e " ai, vamos lah no GSID ver se jah saiu o resultado" , e ela , medrosa pra caramba " nao, nao, eu nao quero ver, eu nnao passei." Beleza, mas a Wasena nao aguentou e foi ver o resultado dela, e eh obvio de quebra viu o da Monika tambem, e duas e tres da tarde meu telefone tocou: era Wasena dizendo que as duas tinham passado! Ai entao a terca feira foi de comemoracao pela aprovacao da Wasena e da Monika. De quebra ainda tinha um argentino puto da vida porque levou pau no exame hehehe, ai que eu fiquei alegre mesmo, o argentino tava xigando os japas de tudo que eh nome, e coisa e tal, que os japoneses sao racistas, e que ele soh nao passou porque eh branco! (detalhe eh que o cara eh quase da minha cor...) Hehehe, sorte da Monika que ela ao eh branca, eh transparente!
Na quarta feira foi aniversario da Shruti, a namorada no Krys. A gente se reuniu no ap do Krys pra comemorar, a Shruti cozinhou umas comidas indianas bem bacanas, quer dizer, o unico delhe eh que nessas comidas indianas nada de carne neh, mas tudo bem, mesmo assim tava bem gostoso. O Tariq, de Bangladesh apareceu por lah tambem, ele eh a outra alma que vai para a Universidade de Shiga, mas soh que para uma outra cidade que fica uns dez minutos das cidade onde eu vou morar.
Sexta pela manha fomos pegar o visto. Ai eu fiquei com raiva. Eu fui com a polonesa, ai a chinesinha do guiche me deu o passaporte com o visto e falou, 40 dolares. Beleza, paguei os 40,00, ai a polonesa pegou o dinheiro pra pagar o visto dela e a chinesinha " nao precisa, para poloneses eh de graca!!" Putz, que discriminacao eh essa? Soh porque o Brasil eh um pais rico, uma potencia mundial, eu tenho que pagar e a polonesa nao? Bom, tudo bem, podia ser pior, os americanos pagam 150,00 dolares pelo visto....
De noite a gente foi pro Karaoke, Krys, Shruti, Renat, Mathias, Monika, foi legal, Karaoke japones eh bacana, mas novamente eu esqueci de levar a maquina e tirar umas fotos pra voces terem uma nocao de como eh... Bom, esse post jah tah muito grande, entao eu vou parando por aqui. Eu to com o computador emprestado de uma amiga ( soh vou comprar o meu quando voltar do Tibet) e tenho entrado no Skype regularmente, mas soh o meu irmaozinho Paulo parece estar conectado esses dias, o resto do povo ainda deve tah no carnaval!

Uma das coisas que eu tenho aproveitado pa fazer aqui nas ferias eh ler. Aqui em Nagoya soh tem uma livraria que tem uma grande variedade de livros em ingles, eh a maruzen. Quase toda semana eu passo por lah, jah outro dia uma amiga me pediu uma indiacao de um autor brasileiro pra ler. Fui com ela ateh a Maruzen pra tentar algum livro legal de autor brasileiro traduzido pro ingles. Bom, nao tive sucesso. O unico autor brasileiro que encontrei foi esse ai do lado. Em compensacao, como voces podem ver, existia um estande gigante soh pra ele, com cartaz em tudo. Tinha a obra completa do cara traduzida para o ingles e japones. Infelizmente minha amiga ficou sem comprar o livro de um escritor brasileiro. Esse ai do lado eu disse pra ela que nao valia a pena nao. Mas nem precisava dizer. Eh claro que ela jah conhecia o sujeito, jah tinha lido um livro dele, e jah tinha nao gostado por conta propria...

domingo, 17 de fevereiro de 2008

comamos e bebamos, antes que morramos...

Boas. Outro dia eu postei aqui o resumo do dia em que Inoo San convidou a mim e ao Vesco (que alias esth fazendo aniversario hoje) para irmos ateh um restaurante italiano. Bom, fomos comemos como animais confinados e tivemos um otimo dia. Bom, ontem ela chamou a gente para um almoco especial na casa dela, hehehe, ai realmente foi perda total, eu acho que desde que tinha vondo pro Japao nunca tinha comido tanto, nem no rodizio de churrasco eu comi como ontem... Bom, ela pegou a gente na estacao de trem, e de lah a gente pegou um outro trem junto com ela ate o lugar onde ela mora, um suburbio a uns 10 minutos de Nagoya. Chegando lah o marido dela pegou a gente de carro e levou ateh a casa deles. Lah eles fizeram a gente se sentir em casa, tudo sem muita frescura, chegamos, e jah fomos logo sentando na mesa, e ai a coisa comecou a ficar boa. O marido mandou a gente escolher entre um vinho australiano, outro frances, outro americano, a gente ficou com o australiano... Nisso ela comecou a trazer um monte de prato tipico japones, e a a gente comecou a devorar. O marido dela vira pra gente e fala " Po o Brasil eu conheco, jah ouvir falar bastante coisa, mas a Bulgaria...." Ai ele vai la dentro pega um atlas " voce pode mostrar onde fica, falar um pouco do que tem lah?" hehehe, eu pensei, beleza, o Vesco se deu mal, e enquanto ele tentava expicar o que tem na bulgaria (nada alem de bulgaros e um yogurte que nao sei porque cargas daguas e muito famoso aqui no Japao) eu comecei a devorar os pratos sozinho. Lah pelas tantas, Inoo San acende um fogareiro no meio da mesa e traz uma vasilha cheia de carne mas umas duas vasilhas com um monte de legumes, alface, broto disso, broto daquilo e manda ver. Eh tipo um fondue, mas o esquema eh assim: coloca um pouco de banha na frigideira, coloco molho de soja na frigideira, e ai vai colocando a carne com os legumes, e ai cada um ai pegando o seu da frigideira e mandando ver. Bom, a parte exotica do prato eh que os japas normalmente comem isso com ul molho especial, e o molho especial eh muito simples: um ovo cru. Isso mesmo, um ovo cru. Quebra o ovo em um tigela, e ai mergulha a carne e os legumes no ovo cru antes de comer. Eles pergutanram se a gente aguentava comer ovo cru, e eu , muito estupidamente, respondi, claro, pode mandar ver, a gente come tudo. Bixo, na hora, ateh que tudo bem, fazia tanto tempo que eu nao comia carne que eu acho que mesmo que tivesse mergulhada em m... eu dava um jeito de comer, mas de noite, meu estomago deu um reverterio total por causa do ovo cru, eu achei que fosse morrer, cada vez que pensava no maldito do ovo cru tinha vontade de vomitar, mas ainda bem que eu trouxe um pratico sal de frutas eno do Brasil, ai foi soh tomar e depois de um tempinho eu jah estava pronto pra outra!
O marido de Inoo San eh engenheiro aposentado, gente boa, mas japones eh engracado, nao tem resistencia nenhuma pro alcool, tomou uma garrafa de vinho com a gente e ficou alegre... E ai a gente como eles sao mais precavidos do que que nos, por causa da taca de vinho que tomou o japa preferiu nao no slevar dirigindo ateh a estacao, chamou um taxi, que eles obviamente tambem fizeram questao de pagar.
Outra coisa interessante eh que ele, agora que eh aposentado, trabalho em uma Home Depto. Uma especie de Leroy Merlin. Eh jardineiro. Toma conta das plantas do lugar. O detalhe eh que ele faz por que gosta, nao porque precisa. Alias eles estao longe de precisar. O carro com que ele pegou a gente na estacao foi um Lexus novinho, cheio das frescuras (e eh claro que eu nao consegui abrir a porta da droga do carro), uma marca chique da toyota, que ateh aqui no Japao eh caro. Soh no japao mesmo pro jardineiro do Leroy Merlin ter um Lexus...

Respondendo:

Fantasminha, muito obrigado pelo seu comentario. Eu adoro os seus comentarios porque sao muito inteligentes. Eh sempre bom saber que voce nao me abandona nunca, tah sempre marcando presenca e comentando alguma oisa no Blog. Muito obrigado fantasminha voce eh meu melhor amigo!

MANGA, R$ 11,00


Olha ai o que eu achei hoje no supermercado. manga, com bandeirinha do brasil colada e tudo, e baratinha so 11,00 real! E ai fregues, nao vai perder a promocao neh? Se eu comprei? Mas nem a pau juvenal, nao pago r$11,00 numa manga nem que seja a ultima manga do mundo... E pensar que meu avo costumava alimentar os porcos com manga...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

valentine's day - ou dia dos namorados.

No japao nao tem dia dos namorados. Quer dizer, nao tem como esse ai, que nos temos no Brasil, que eh comemorado todo dia 12 de junho com muita festa das lojas que aproveitam pra fazer suas vendas para os pobres namorados cheios de dividas. Aqui tem o velentines day, que tem nos EUA e coisa e tal. Foi ontem. Mas aqui, nesse dia, o homem nao tem de dar nada para a mulher. Esse eh o dia em que ele recebe, recebe chocolates. Eh, soh chocolate. nada de presentes caros, perfumes importados, roupas chiques, o presente eh chocolate. Eh claro que o preco e o tamanho do chocolate pode variar, mas eh chocolate. Bom, se eu nao disser, alguem com certeza vai acabar perguntando em um dos comentarios " e voce ganhou chocolate David?" Bom, entao pra evitar o trabalho eu jah respondo, CLARO! por exemplo, ganhei chocolate da professora que fez as aulas de revisao com a gente ontem (eu e todos os alunos) da toyoshima san, a senhora que eh responsavel pela administracao do kaikan (eu e todos os habitantes do Kaikan) e por ai vai :)
ALias por falar nas aulas de revisao, bom, elas sao boas por dois motivos, Primeiro porque eh soh falacao, nao tem de escrever nada, nao tem dever de casa, eh soh botar a boca no mundo e ir falando. Segundo porque as professoras sao todas jovens estudantes japonesas da faculdade de letras, hehehe, bem melhor do que os nossos amados e velhos sensei em alguns aspectos!
Alem do mais eu to com vergonha de ver os sensei por um tempo. Eh que no ultimo dia de aula, vejam voces como sao as leis infaliveis do velho Murphy, eu tinha de fazer a minha apresentacao en japones. Bom, chegou a minha vez, eu fui ateh o microfone, encarei o auditorio com umas quarenta pessoas, e comecei a minha explicacao sobre o projeto, tudo em japones, tudo bonitinho. Jah estava comecando a relaxar, jah estava orgulhoso da minha pronuncia, do ritmo, jah estava tranquilo pensando que o pior jah tinha passado quando, de repente, um celular toca no meio da minha explicacao. E para piorar as coisas, sim, era o meu celular... EU, logo eu, que sempre deixo o celular no silencioso, que odeio celulares tocando, nesse dia, justo nesse dia, esqueci de coloca-lo no silencioso, talvez porque tivesse tantas coisas pra lembrar, e para o meu azar, o celular comeca a tocar no meio da minha apresentacao. Eh, bom, fiz uma piadinha qualquer, deliguei o celular, mas enfim, mico do ano, e o ano nem bem comecou...
respondendo:
Chris: Pois eh, nao teh furada. AINDA!! Mas aqui no Japao eu tive de comprar meias novas, depois de passar umas vergonhas ai com meias furadas... sabe como eh, aqui a gente tah sempre mostrando a meia neh! beijos!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

trabalhador brasileiro...



Essa ai eh minha work permit. Na pratica significa que o governo japones estah me dando uma permissao pra trabalhar no Japao, se eu quiser. E nao eh que jah pintaram duas possibilidades de emprego? Como professor eh claro... Mas essas coisas eu vou deixar pra resolver depois que voltar do Tibet, nao vou assumir nada agora que possa atrapalhar minha viagem neh! Amanha eu vou pra aula de revisao, a Monika foi hoje e disse que eh relax, entao eu vou lah para reencontrar os meus amiguinhos de curso de japones e praticar um pouco mais o meu excelente japones(!) A Priscila tah indo pro Brasil sabado, ela vai por Dubai, parece que tem uma rota bem barata por lah, a wanessa e o Gustavo tambem foram por lah no dia 02, eles ateh ficaram um dia em Dubai, alugaram um carro e tudo. Ontem eu fui no ap da Priscila pedi pra ela trazer um treco pra mim do brasil, ai a figura me abre o computador, abre um docuemento do word com o titulo "encomendas do brasil" e coloca o meu humilde pedido lah! vai ser organizada assim lah no Japao! Bom, tah quase na hora do almoco e eu vou verificar o que o excelente restaurante universitario preparou para nos nesse belo dia de fevereiro, meu mesm preferido. Beijos,
Respondendo:
Tatah, manda mais novidades do senior pro meu email! Quero saber todas as fofocas, beijos!


Meus oculos novos! Sao iguais aos que eu perdi no Brasil, aqueles que eu deixei em cima do carro enquanto trocava o pneu e ai... Mas esses ai foram bem mais baratinhos do que aqueles! Por incrivel que pareca!

Hehe, minhas meias de ferias! Tem de usar umas meias mais grossinhas nessa epoca do ano porque mesmo dentro do ap. com aquecedor o chao pode ser um pouco friozinho...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Boas. Entao, coo voces estao vendo o frio apertou um pouquinho mais por essas bandas de cah, mas tudo bem, nada fora do comum. Hoje eu peguei meus oculos novos e... ha uns quatro dias atras eu perdi os antigos! Eh, tava pedalando, os oculos estavam no meu bolso e quando eu vi jah nao tavam mais lah... Tive de ficar uns quatro ou cinco dias sem oculos, mas agora tah tudo bem. Sorte que quando eu fiz os oculos que perdi, escolhi os mais baratos exatamente porque sabia que mais cedo ou mais tarde acabaria por perde-los. Dito e feito. Ai no Domingo eu fui em outra loja e mandei fazer outros oculos, porque quero ter sempre dois agora. Se eu nao perder esses novos at5eh domingo finalmente vou conseguir...
Hoje fui no consulado da China pra tirar meu visa mas os cabecudos estavam fechados, ainda de ferias do ano novo deles, que foi na sexta feira passada. Agora que estou de ferias voltei a nao ter tempo pra mais nada, sabe como eh, dormir e comer ocupa muito tempo da vida da gente... e andar de bicicleta tambem! Depois eu posto aqui uma foto com os meus novos oculos, que sao bem diferentes dos antigos... beijos a todos, saudades de voces, aproveitem a praia e o sol por mim :)
AI do lado voces estaoi vendo o boneco de neve que a gebte fez no kaikan. na verdade o escultor mesmo foio Renat, que nao estah nesta foto e que como habitante do quirguistao tem bastante experiencia com neve! Como voces podem ver eu estou segurando um imenso bloco de gelo que no final da foto acabei quebrando bem na cabeca da Ellie que esta ai de chapeu branco sem saber do tragico destino que espera por ela!

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Primeiro Dia de Ferias...


Boas. Ontem foi meu ultimo dia de aula, fiz minha apresentaaozinha sobre a pesquisa aqi no japao, esperei todos os meus amiguinhos fazerem a sua apresentacaozinha e dai pimba, ferias!! Uhu, agora soh tem aula em abril e em Otsu, Shiga. Quer dizer, tem duas semanas de aula de revisao, e eh opcional, talvez eu vah em uma ou outra. Hoje foi meu primeiro dia de ferias, eu tinha que ir ateh uma loja que fica a uns 30 minutos d kaikan pra pegar um saco de dormir pra viagem do Tibet quando eu olhei pela janela, olha soh o que tava me esperando... muita neve. Mas tudo bem neh, eu sou um homem que nada teme e nao era uma nevezinha japonesa que ia me impedir de alcancar o objetivo tracado para o dia, entao lah fui eu, pegar o tal do saco de dormir apesar do frio...
Depois eu blogo maisfotos, com boneco de neve e aquela coisa toda. por enquanto soh essa do meu telefone mesmo...
Bom, novidades soh que eu descobri que a passgem do brasil pro japao tah bastante barata agora, coisa de 1300 dolares ida e volta! Entao na tem desculpa pra voces nao virem me visitar aqui, ateh porque quem vier, alem de ficar hospedado eu meu luxuoso flat as margens do lago Biwa, podera experimentar os meus deliciosos sushis e sashimis, que aprendi com um livro de receitas japonesas que eu tenho aqui, heheh. Bom, depois eu blog mais entao, beijos,

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Fevereiro, 5. February, 5 Nigatsu, 5 (itsuka)

Fevereiro, 5. Bom, para mim essa data sempre foi especial. Eu sei que pode parecer um pouco de narcisismo pra alguns, mas sempre que 5 de fevereiro eh mencionado eu nao consigo lembrar de mais nada alem de mim, afinal eh o meu aniversario. Parece coisa de maluco, mas nessa data eh estranho que todas as pessoas na rua nao me desejem "feliz aniversario." Quando eu era pequeno uma coisa que me chateava eh que meu aniersario era sempre durante as ferias, e eu nao tinha como fazer festinha na escola. Ai estah, eu que nao tenho traumas de infancia acabei de achar um, nunca tive festinha na escola. Soh que aqui no Japao foi o contrario, foi uma pena que meu aniversario nao aconteceu durante as ferias ou um fim de semana, porque durante a semana fica dificil de fazer uma festa... Bom, mas seja como for, o 5 de fevereiro aqui foi bem legal. De manha a primeira pessoa que eu encontrei foi a Monika, que alem de me desejar um feliz aniversario me deu um presente!! Uhu, adoro presentes!! Um livro sobre a China, porque a gente tah indo pro Tibet, entao veio em boa hora! Depois eu encontrei o Mingh, o vietnamita, nas escadas indo pra sala de aula, e ele tambem me desejou feliz aniversario! Epa, dois encontros, dois "feliz aniversario" 100 por cento de aproveitamento. Nas escadas enquanto o Mingh falava comigo a professora que ia me dar a aula apareceu, o Mingh falou pra ela que era meu aniversario e gracas a ele eu mantive a media de aproveitamento! E ainda ganhei chocolates da professora, eba, o dia tah comecando bem... Bom, depois disso a palavra se espalhou e as pessoas foram me desejando feliz aniversario em varias linguas distintas, alguns telefonemas de quem nao estava por perto, e depois eu tive de ir ateh a imigracao para pegar a minha permissao de re-entrada no Japao. Aqui eh assim, quando o estrangeiro vai sair tem de pegar uma permissao pra poder entrar novamente, e, eh claro, tem de pagar por ela, paguei seis mil yens por uma multipla, agora tambem posso entrar e sair do Japao quantas vezes eu quiser!
Depois disso passei na loja brasileira pra fazer umas comprinhas, e fui ateh Sakae comprar meus presentes (eh, no plural...) Fui em uma livraria e me comprei dois livros, depois fui ateh uma otica e cmprei oculos novos para mim!! Mas soh vao ficar prontos na semana que vem... mas acho que vou aproveitar pra fazer uns oculos diferentes aqui pra mim, sao bem mais baratos do que no Brasil...
Depois, como ninguem eh de ferro, fui jantar em uma churrascaria brasileira. Hehe, rodizio, com tudo incluso (inclusive uma bebida de gratis,) dah menos de 30,00 reais, eh um preco bem razoavel pro Japao, e ai eu convidei o povo pra ir comigo. Todo mundo gostou bastante, e eu tive a oportunidade de ver coisas realmente interessantes como a Monika comendo uma buchada!! E o que eh pior, gostou ainda por cima!
No final das contas ninguem conseguia se mexer (os gringos nao estao acostumados com o esquema como tudo o que puder) e a gente ficou como umas jiboias, esperando a comida baixar um pouco pra poder voltar pra casa (lembre-se de que ao contrario do Brasil, nao pegariamos nossos carros, teriamos de pedalar ateh o Kaikan...) bom, eh dificil pedalar com toda essa comida no buxo, mas tudo bem, a gente sobreviveu...
A todos que me desejaram feliz aniversario pelo blog, muitttissimo obrigado, eu me senti muito feliz em saber que mesmo distante voces ainda se lembraram de mim!!! E mae, a idade dos outrs a gente sempre exagera pra cima, a nossa eh que a gente exagera pra baixo... Mas tudo bem, eu jah me acostumei com o fato de que agora eu jah nao sou uma crianca, e sim um homem de vinte e sete anos... Beijos!!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

FESTA DE ENCERRAMENTO NO KAIKAN

Boas querido povo brasileiro que hoje estah de papo pro ar aproveitando um feriadaco que vai ate quarta feira... Ontem tivemos a festa de encerramento do curso de japones, como voces podem ver pelas fotos ai em baixo. Eh uma pena que eu tenha esquecido de tirar uma foto dos brigadeiros e dos beijinhos, ateh porque as fotos teriam de vir com legendas identificando "isto eh um brigadeiro" "isto eh um beijinho..." Bem, os nossos problemas na confeccao dos deliciosos quitutes brasileiros comecaram quando eu nao achei na loja brasielira as forminhas pra colocar os brigadeiros. Liguei para Priscila San, falei a famosa frase " Houston we have a problem..." mas ela falou que nao tinha galho porque ela tinha visto forminhas em um supermercado japones e iria comprar. Olha, aquilo pode ser qualquer coisa, menos "formINHA" Porque era pelo menos umas quatro vezes maior do que uma forma de brigadeiro convencional. Mas tudo bem, ateh ai sem problemas. Fomos fazer o brigadeiro e eu acho que a gente tinha de ter deixado um pouquinho mais no fogo, porque o troco ainda tava mei mole, mas a priscila falou que ia ficar duro logo logo, bom, colocamos em um prato, esperamos dez minutos, nada, colocamos do lado de fora, onde tava frio pra caramba, esperamos mais dez minutos, nada, colocamos no freezer mais dez minutos e nada, nada do brigadeiro ficar no ponto, foi ai entao que decidimos atacar com o brigadeiro naquela situacao mesmo. Eh claro que nao dava pra enrolar, a gente jogava na formina e pronto. O beijinho parecia estar ainda mais mole, mas enfim, fizemos o possivel, o gosto pelo menos tava bom. Mas depois tivemos de transportar esses beijinhos e brigadeiros moles em nossas bicicletas da International Residence ateh o Kaikan, e ai o bicho pegou. No finl chegamos cinco minutos atrasados, e como aqui eh japao todos mundo jah estava na festa, e pra piorar a gente chegou exatamente naquele momento em que estavam todos em uma roda pra comecar a falar algua coisa, ai chegam dois brasileiros e uma polonesa, esbaforidos, com caixas de um doce que parecia ter sofrido um acidente nuclear... mas o que importa eh que aqui ninguem sabia como eh um brigadeiro, sacou? Entao a galera comecou a comer de colherzinha ou hashi, e omo o gosto tava bom, todo mundo ainda elogiou nossos dotes culinarios!


Ah hoje eh aniversario do meu irmaozinho, 50 anos!! Eu nem acredito que eu tenho irmao que jah tah fazendo 50!! Feliz aniversario Mauricinho!!!!!

Sarah- E, esperando pacote turistico pos carnaval, enquanto isso assiste a excelente programacao de carnaval da televisao neh??

Rafael. - Hum, talvez um pouco mais de 2,00 reais.

Professores de japones da Universidade de Nagoya

Foto geral alunos e professores

Eu Monika Priscila e Vitor

Monika Tsubota Sensei e Eu

Bom pessoal essa ai eh que eh a famosa professora linha dura que mandava o vietnamita sentar direito e que falou para o Kampa que ele era a razao da tristeza dela...

Eu e Oba San Sensei

e




Essa ai eh Oba San, pra mim a melhor professora do curso, e calhou que eu tive sorte e nessa semana ela vai ser a minha orientadora para a preparacao da apresentacao da minha pesquisa em japones...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Festa de Encerramento

Bom, eu sei que nesta altura do campeonato, com pleno carnaval comendo solto no Brasil eu devo estar blogando para as moscas mas mesmo assim vamos lah neh!
Bom, hoje nos vamos fazer uma festa de encerramento do curso de japones aqui no Kaikan. Na verdade acabar, acabar, o curso ainda nao acabou, mas essa semana nos temos soh aulas individuais para preparar uma apresentacao em japones sobre nossas pesquisas que sera apresentada na sexta, entao nao tem mais aula com todo mundo, por isso que resolvemos fazer essa festa hoje. Hoje tambem parece que os sensei vem aqui ao Kaikan para prestigiar o evento, e cada um tem de fazer uma comida especial do seu pais. Eu e a Priscila resolvemos juntar nossas forcas e amos fazer brigadeiro e beijinho. Na verdade eu acabei de chegar da loja brasileira, fui comprar as coisas, leite moca, chocolate granulado, coco ralado... Bom e claro que a Monika tambem entrou de bicona e ao inves de fazer um prato qualquer tipico polones vai pegar carona no nosso super brigadeiro.
Hoje na volta da loja brasieleira, fui parado por um mendigo japones. Um velhinho. Pediu 200 yen, eh a primeira vez que eu vejo um mendigo jah com uma quantia esptipulada para doacoes. Bom, eu fiquei tao emocionado por ter entendido o que ele queria que dei os 200 yen. Mas eh engracado como algumas coisas nao mudam neh. Mesmo aqui, em um dos paises mais ricos do mundo, voce encontra gente que por uma razao ou outra nao consegue ter acesso a tudo de bom que os outros mais endinheirados tem. Nagoya eh a cidade mais rica do Japao. Eh mais rica ateh do que Toquio. Aqui voce nao passa mais de 1 minuto na rua sem ver uma ferari, ou um porsche, ou uma mercedes, ou um jaguar, ou uma lamborghini. Eu nem sabia que existiam tantos carros assim no mundo. Eu nunca vi tantos carros de luxo juntos com se fossem golzinhos mil no Brasil. Mas mesmo assim a pobreza ainda existe...

Respondendo:

Sarah. - Pois eh, casa de loucos...

Tatah- OI!!! Bom, a moca bonita de oculos eh a monica, e aqui tem tudo isso que voce perguntou, ateh feijoada tem, na loja brasileira claro!

Rafael- Pois eh, ainda nao...